O cateterismo cardíaco é um procedimento realizado por um cardiologista especializado, utilizando cateteres por vias vasculares para atingir o coração, tendo por objetivo realizar intervenções diagnósticas e terapêuticas. Dessa forma, o cateterismo pode detectar a existência, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração, alterações no funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco, além de defeitos congênitos.
Em mais de 80% das vezes, esse procedimento é indicado para o diagnóstico da doença arterial coronária (angina e o infarto) por ser essa a mais frequente. As artérias coronárias são vasos que conduzem sangue para o músculo cardíaco; placas de gordura podem se formar na parede desses vasos, obstruindo as artérias e, dessa forma, comprometendo o fluxo sanguíneo e levando ao sofrimento do músculo cardíaco. Essas placas de gordura podem se romper e formar coágulos dentro dos vasos, que são obstruídos rapidamente, ocasionando a isquemia aguda e infarto do miocárdio.
Entretanto, o cateterismo também é indicado para o diagnóstico das doenças das válvulas, miocardiopatias e doenças congênitas (defeitos no desenvolvimento do coração).

Dr. Frederico Ligeiro Medeiros
CRM 165.986

Cardiologista Intervencionista pela Unicamp;
Pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN.