Cuidando do seu coração

Unidade Hospitalar

19 3519-3829

Unidade Ambulatorial

19 3733-1111

 

O ecocardiograma é um exame de diagnóstico frequentemente empregado em pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, falta de ar, dor torácica ou para acompanhar pacientes portadores de doenças do coração como miocardiopatias, insuficiência cardíaca, anomalias congênitas, entre outras.
Para a realização do exame, é utilizado um aparelho de ultrassom que permite analisar algumas características do coração como o tamanho, a forma das válvulas, a espessura do músculo e a capacidade de funcionamento. Além disso, o ecocardiograma apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, podendo também identificar a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo.

Existem 3 tipos de ecocardiograma:
– Ecocardiograma transtorácico com doppler colorido: é o tipo mais comum. É solicitado para a identificação de malformação congênita do coração, para acompanhar o funcionamento do órgão após um infarto ou cirurgia, diagnosticar insuficiência cardíaca, avaliar se o sangue entra e sai das valvas do coração da maneira correta, além de reconhecer doenças na membrana que envolve o coração e que podem afetar seu funcionamento.

– Ecocardiograma sob estresse: nesse tipo de exame, o paciente faz atividades físicas controladas ou recebe um medicamento intravenoso para que o ritmo dos batimentos cardíacos sejam elevados e consequentemente a força de contração do coração. aumentar o ritmo dos batimentos cardíacos e a força de contração do coração. Dessa forma, permite avaliar se o sangue chega de maneira correta ou não ao músculo cardíaco.

– Ecocardiograma transesofágico: esse tipo de procedimento é um pouco mais invasivo que os demais, pois é utilizada uma sonda que passa pela boca e chega ao esôfago. Isso permite que a cavidade cardíaca seja vista mais facilmente e de forma mais detalhada. O paciente precisa estar sedado e sob efeito de anestesia. Esse tipo de ecocardiograma é recomendado para o diagnóstico de tumores, endocardite, dissecção da aorta, ou para o monitoramento do coração durante uma cirurgia.

Dr. Frederico Ligeiro Medeiros é cardiologista e nutrólogo.

Dr. Frederico Ligeiro Medeiros
CRM 165.986

Cardiologista Intervencionista pela Unicamp;
Pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN.