indicadores de qualidade
O Hospital do Coração de Campinas tem como propósito vivenciar a cultura de excelência a partir das boas práticas em saúde. Nosso objetivo é implementar processos que garantam uma assistência resolutiva confiável e segura para os nossos clientes e colaboradores.
A Gestão da Qualidade do Hospital do Coração de Campinas busca aumentar a probabilidade de melhores resultados assistenciais por meio da definição de políticas e diretrizes, gestão por processos, gerenciamento de riscos e protocolos e dos programas de melhoria contínua. Esse sistema promove a qualidade dos serviços prestados, dissemina as melhores práticas assistenciais e incentiva sua equipe multidisciplinar a adotá-las, monitorando-as constantemente por meio de indicadores.
POLÍTICAS DA QUALIDADE
Garantir a segurança do paciente;
Gerenciar riscos institucionais;
Promover ações de melhoria contínua dos processos;
Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de Boas Práticas;
Desenvolver e capacitar colaboradores continuadamente;
Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
Manter o foco no cliente.
Estamos em constante melhoria, buscando padrões de excelência que possam aprimorar a qualidade da assistência, que se baseia nos princípios:
Segurança do Paciente
Evitar que a assistência prestada resulte em dano ao paciente;
Efetividade
Prover serviços adequados àqueles que deles se beneficiarão; uso responsável dos recursos – evitar uso excessivo ou insuficiente;
Foco no paciente
Prover assistência que atenda e respeite as preferências, necessidades e valores dos pacientes;
Oportunidade
Reduzir esperas e atrasos, por vezes prejudiciais, àqueles que recebem e prestam os cuidados;
Eficiência
Evitar desperdícios e mau uso de suprimentos, equipamentos, ideias e energia;
Igualdade
Respeito à igualdade de direito de cada um. Prover assistência cuja qualidade não varie em função de características pessoais, como gênero, etnia, condições socioeconômicas ou localização geográfica.